terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tradução simultânea


Perguntaram-me o que significa logomaquia. Segundo os léxicos, “logomaquia é um jogo de palavras, a arte de batalhar com palavras. Na filosofia, é a técnica de vencer nas discussões”.

Artimanhas da palavra, subterfúgio dos signos. Todo o encanto e a quimera a que são possíveis. A representação conveniente tanto de meu prazer quanto de meu ofício.

10 comentários:

Nina Maniçoba Ferraz disse...

Adorei o significado de Logomaquia. Fiquei surpresa de ver q vc é de Petrolina, sou de Floresta. Mas moro em São Paulo. Você mora em Petrolina?

Fabrício César Franco disse...

Nina,

Sou, como me descrevi no 'about me', um mineiro 'expatriado' por aqui, às margens do Velho Chico. Moro em Petrolina há uma década.

Como diz uma grande amiga minha: "o mundo é redondo, a gente é que acha o contrário", para significar que nas voltas que ele dá, acaba-se por encontrar pessoas que se interconectam.

Seja sempre bem-vinda por aqui!

Nina Maniçoba Ferraz disse...

O São Francisco é tão grande e passa por Bahia e Minas também... por isso fiquei na dúvida de onde vc estava de fato. Maravilha! O que é a internet! hein? `As vezes a gente pensa q a pessoa está bem ali do lado...

Daí eu conheço Naedja, já ouviu falar? E tenho família (sou Maniçoba)

Passa no meu blog também: faço haicai, poesias maiores e contos. Postei um conto que vai sair no meu próximo livro e foi inspirado no Tulio Carella, conhece? bom, é isso...

bjs

Fabrício César Franco disse...

Nina,

Agradecendo mais uma vez a visita, pode deixar que visitarei seu blog. Ficarei atento às novas publicações, pois gosto muito de haicais (sou pela concisão, discípulo de Mello Neto e, principalmente, de José Paulo Paes).

Vamos nos falando!

Abraços!!

Anônimo disse...

Jogar com palavras, com ideias, com conceitos, é a melhor forma de difundir nossos próprios sentimentos. Então, o que nos dá mais prazer do que dizer o que pensamos e o que sentimos? Adoro esta logomaquia!
Bjusss

Fabrício César Franco disse...

Su,

Fico muito feliz em saber que consegui uma sintonia com quem me lê, principalmente contigo, sempre tão atenciosa e gentil nos comentários. O logomaquia se faz nisso, nessa troca de ideias.

Beijo!

Anônimo disse...

Muito bem NOMEADO o seu trabalho,POETA!
...................................
Depois de conhecer grande parte de sua obra, percebi que, no OFÍCIO de "batalhar com palavras", você nos mostra a alma alertada contra os desenganos do mundo, a insegurança do ser humano, a fragilidade das coisas, a inconstância da sorte:LOGOMAQUIA!
Grande abraço,
Andrea Marcondes

Fabrício César Franco disse...

Andrea,

... Os embates com, na, e da palavra são os constantes em minhas trilhas.

Abraço, com carinho!

Anônimo disse...

Poeta,

Não poderia haver nome mais apropriado. Se tem alguém que é ótimo em vencer discussões, esse alguém é você!

Beijo,

Indi

Fabrício César Franco disse...

Indi,

Mais importante do que vencê-las, é torná-las dialogais.

Beijo!

 
;